quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sindrome



O que é SÌNDROME?



A palavra “Síndrome” é uma palavra de origem grega que quer dizer “reunião” ou “conjunto”. O seu uso é encontrado na literatura popular inglesa no ano de 1540. Tem como sinônimos as palavras: condição, padrão e desordem. É um termo usado pela medicina para definir um conjunto específico de características semelhantes, ou seja, um grupo de fenômenos clinicamente reconhecíveis, composto por sinais ou sintomas que ocorrem em conjunto. Existem mais de mil Síndromes descritas na literatura médica, sendo muitas delas raras. Todos os anos são identificadas novas e cada vez mais estranhas e raras síndromes.

Definição e Diagnóstico de Síndrome

Uma Síndrome refere-se a um conjunto de sinais e sintomas indicativo de uma determinada patologia, condição anormal ou desordem psicológica. A SIDA é uma das Síndromes mais conhecidas e famosas, sendo designada por Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Contudo, o termo “Síndrome” tem sido utilizado nas últimas décadas fora do contexto médico para se referir a uma combinação de fenômenos observados em associação. Logo as Síndromes podem abranger grupos, eventos, acontecimentos e fatos, entre outras situações, porém existe sempre um padrão de sintomas ou ações que caracterizam ou indicam uma circunstância social própria, ou um calculável padrão característico de comportamento



Causas de Síndrome

Outras Síndromes mundialmente conhecidas são a Síndrome de Down, também denominada de Trissomia 21, e a Síndrome Parkinsoniana. Em relação às causas que as originam, estas podem ter uma única causa, como é o caso de Síndrome de Down, ou várias causas possíveis, como é o caso da Síndrome Parkinsoniana. Em outros casos, a causa pode ser completa ou parcialmente desconhecida. As mutações genéticas estão entre as causas mais comuns de todas as Síndromes identificadas até ao momento.



fonte:
http://www.trisomy18.org/site/PageServer?pagename=whatisT18_whatis

Nenhum comentário:

Postar um comentário